Paciente alemão internado em Porto Nacional tem suspeita de coronavirus descartada

Alemão de 33 anos foi diagnosticado com o vírus H1N1. Ele segue em isolamento no Hospital da cidade.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Secretária da Saúde do Estado do Tocantins informou que foi descartada a  
suspeita de infecção de coronavírus no paciente internado em Porto Nacional. Confirma já informado em boletim anterior,  alemão de 33 anos foi diagnosticado com o vírus H1N1. Ele segue em isolamento no Hospital Regional de Porto Nacional e não será transferido para o Hospital Geral de Palmas.

Ainda segundo a pasta, a filha de 11 meses do paciente também apresentou sintomas e foi internada.

Os exames do paciente foram feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), em Palmas. A filha dele também terá amostras recolhidas para exames, mas a suspeita é de que ela tenha a mesma doença porque teve contato com o pai antes da internação.

Os dois vão ficar juntos, porém isolados de outros pacientes. A Secretária disse que estado de saúde deles é estável.

Entenda

A suspeita surgiu porque o paciente saiu inicialmente de Frankfurt, na Alemanha, e poderia ter contraído alguma infecção durante a viagem para São Paulo e depois Tocantins.

Ele tinha se sentido mal na sexta-feira (31) e deu entrada no hospital com quadro de síndrome respiratória.

A Secretária explicou que todos os exames foram feitos seguindo recomendações do Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos internacionais.

“Desde o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Tocantins desenvolveu o Plano Estadual de Contingência e está preparado para investigar possíveis casos do novo Coronavírus no Estado”.

O caso do paciente de Porto Nacional não chegou a entrar na lista de casos suspeitos do Ministério da Saúde. Segundo a última atualização, ao meio-dia desta segunda-feira (3), são 15 casos suspeitos em cinco estados brasileiros. Ainda não há nenhum caso confirmado e 12 foram descartados.