Operação da PF mira grupo suspeito de furtar agências dos Correios no Tocantins e Pará

Policiais federas cumprem seis mandados de prisão e cinco ordens de buscas em cidades dos dois estados. Crimes aconteceram entre 2018 e 2019.

Compartilhe:

Uma operação foi deflagrada, no início desta quarta-feira (5), para cumprir seis mandados de prisão e cinco ordens de busca e apreensão contra um grupo suspeito de furtos em agências dos Correios. O alvo é uma quadrilha que seria responsável por cinco invasões registradas entre 2018 e 2019 em cidades do Tocantins e Pará.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A ação foi batizada de operação SIAFU. Ao todo, são três mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e mais cinco ordens de busca e apreensão para as cidades de Palmas, Juarina, Colinas, Conceição do Araguaia (PA) e Curianópolis (PA). Todos foram expedidos pela 4º Vara Federal do Tocantins.

Conforme a Polícia Federal, as investigações apontaram que no Tocantins os criminosos foram responsáveis por furtos contra as agências dos Correios de Guaraí (ocorrido entre os dias 22 e 24/09/2018) e Presidente Kennedy (ocorrido em 07/07/2019).

No Pará eles teriam furtado as agências de Curionópolis (ocorrido em 19/03/2018), Cumaru do Norte (ocorrido em 19/08/2018) e Cametá (ocorrido em 02/12/2018).

De acordo com os investigadores, todos os crimes aconteceram da mesma maneira, durante o período noturno e com rompimento ou destruição de obstáculos. Foram furtados pertences e dinheiro da empresa pública federal. Os crimes sempre tiveram a participação de duas ou mais pessoas.

A Polícia federal informou também que os investigados poderão responder pelos crimes de furto noturno qualificado e associação criminosa, cujas penas somadas podem passar de 10 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência a uma espécie de formigas nômades. Essa seria a principal característica do grupo criminoso, pois os furtos ocorreram em cidades que não tinham relação com os suspeitos. A ação conta com a participação de 23 agentes da PF.