Operação cumpre mandados em Goiás, Tocantins e Piauí contra grupo suspeito de aplicar o golpe do novo número em GO, TO e PI

São cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Polícia Civil cumpre 30 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva em uma grande operação da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), nesta terça-feira (25). De acordo com a corporação, os mandados estão sendo cumpridos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia, Águas Lindas de Goiás e ainda cidades dos estados do Tocantins e Piauí.

Segundo a polícia, investigações realizadas pela corporação mostram que, para praticarem os golpes, os suspeitos forneciam contas bancárias para recebimentos de valores vindos da prática criminosa.

Mais detalhes devem ser divulgados pela Polícia Civil às 11h desta terça-feira.

Golpe do Novo Número

No golpe do perfil fake ou do novo número, o estelionatário utiliza-se de técnicas de engenharia social para enganar a vítima e a convencer a transferir dinheiro a suposto título de empréstimo, fingindo ser alguém de seu convívio.

O golpista entra em contato com a vítima, geralmente via aplicativo de celular utilizando-se de uma imagem de alguém próximo como foto de perfil e, imediatamente, diz que mudou de número. Em seguida, pede para ela anotar esse novo contato telefônico e apagar o anterior.

O criminoso então mantém um diálogo com a vítima e, no decorrer da conversa, pede dinheiro emprestado (via transação bancária eletrônica, especialmente pix), sob a alegação de que o seu aplicativo bancário está inoperante ou o telefone está com algum problema.

A vítima, na crença e no afã de ajudar o suposto conhecido, transfere o numerário para a conta bancária indicada pelo criminoso. Este, na posse do produto do crime, o transfere rapidamente para outras contas bancárias de asseclas ou saca o valor, dificultando a ação da Polícia e o bloqueio dos valores.