Operação contra quadrilha especializada em roubo de cargas é deflagrada no Tocantins e mais 9 estados

A quadrilha também é investigada por agiotagem e lavagem de dinheiro. Um mandado de prisão foi cumprido no norte do estado.

O Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a operação Mercúrio. A ação, que acontece simultaneamente em dez estados, tem o objetivo de combater uma quadrilha especializada em roubo e receptação de caminhões e cargas, agiotagem além de lavagem de dinheiro.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

No estado, a Gaeco do Ministério Público do Tocantins cumpriu mandado de prisão contra um na cidade de Taipas do Tocantins, região sudeste do estado. A ação contou com o apoio da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM). O preso será levado para o presídio de Dianópolis.

A operação Mercúrio está cumprindo 93 mandados de prisão nesta quinta-feira em dez estados: Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Pará, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Santa Catarina.

A ção é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia com apoio da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Administração Prisional (Seap). Segundo o grupo, a chefia da organização é instalada nas cidades de Uberlândia e Goiânia.

Conforme o Ministério Público, a organização criminosa é suspeita de realizar dezenas de roubos de caminhões e cargas. Os criminosos também teriam agido no roubo de maquinário agrícola, operacionalização de empresas fantasma, receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e várias outras infrações.

o MP acredita que a quadrilha tenha movimentado aproximadamente R$ 40 milhões. As investigações duraram cerca dez meses e tiveram como origem as Operações Catira e Fideliza, deflagradas pela Polícia Federal em 2015.

Nome da operação

Ainda segundo informou o Ministério Público, Mercúrio, na mitologia romana, é um mensageiro, Deus dos transportes, da venda, do comércio, do lucro e dos ladrões.