Ônibus capota em ribanceira na Serra da Barriga e deixa 17 mortos e quase 30 feridos em AL

Veículo transportava mais de 40 pessoas, quando apresentou falha mecânica e motorista perdeu o controle da direção. Ônibus só parou em uma área de mata de difícil acesso.

Compartilhe:

Um trágico acidente ocorrido na tarde deste domingo (24) em União dos Palmares, interior de Alagoas, deixou 17 mortos e quase 30 feridos. Um ônibus capotou em uma ribanceira na região da Serra da Barriga. Inicialmente, o governo estadual havia informado 23 mortes, mas posteriormente corrigiu o número para 17. Entre as vítimas está uma gestante, que chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

De acordo com testemunhas, o veículo transportava mais de 40 passageiros quando apresentou uma falha mecânica, levando o motorista a perder o controle. O ônibus capotou e desceu uma ribanceira íngreme, parando em uma área de mata de difícil acesso.

O Corpo de Bombeiros mobilizou três viaturas e um helicóptero para o resgate. Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação, 29 pessoas feridas foram encaminhadas para o Hospital Regional da Mata, localizado na cidade. Entre os passageiros, havia crianças e adolescentes.

Ônibus capota em ribanceira na Serra da Barriga e deixa 17 mortos e quase 30 feridos em AL
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde informou que disponibilizou 21 leitos de UTI pediátrica e 3 leitos de UTI para adultos, conforme recomendado pela equipe médica responsável pelos atendimentos.

Contexto do Acidente

O ônibus escolar, cedido pela prefeitura, seguia para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontecia o evento “Pôr do Sol na Serra”, que oferece atividades culturais e artísticas todos os domingos de novembro.

A Prefeitura de União dos Palmares emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informou que está oferecendo todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares. O município mobilizou equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e outros serviços de emergência para atender à tragédia.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também se manifestou, prestando solidariedade às famílias das vítimas e destacando a gravidade do acidente em um período tão significativo como o mês da Consciência Negra.

Ônibus capota em ribanceira na Serra da Barriga e deixa 17 mortos e quase 30 feridos em AL
Foto: Divulgação

Nota da Ministra Anielle Franco:

“Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares do trágico acidente ocorrido na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

As vítimas estão sendo atendidas pelas unidades de saúde, com suporte do Governo do Estado de Alagoas.

Em um mês tão importante para o país, dedicado à Consciência Negra, especialmente para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente.

Rogo pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível.”

Nota da Prefeitura de União dos Palmares:

“A Prefeitura de União dos Palmares está mobilizando todos os esforços possíveis para auxiliar no socorro às vítimas do trágico acidente ocorrido neste domingo, na Serra da Barriga.

Equipes do município, SAMU e Corpo de Bombeiros estão envolvidas na ocorrência, e estamos apurando as circunstâncias do ocorrido.

É nosso dever oferecer toda a estrutura do município para socorrer as vítimas e prestar atendimento aos familiares. Neste momento difícil, externamos nossa solidariedade.”

Investigação

As causas exatas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. A tragédia trouxe comoção e mobilizou a comunidade local e lideranças, que pedem melhorias na segurança viária da região.