>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Representantes da Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil estão percorrendo o estado para divulgar o projeto “Escravo, nem pensar!’, que tem o objetivo de prevenir e diminuir o aliciamento de jovens moradores de cidades para o trabalho escravo e ao tráfico de pessoas. De acordo com o cronograma, os representantes da Repórter Brasil Thiago Casteli e Rodrigo Teruel realizarão um trabalho de formação com os gestores e técnicos de oito regionais de ensino.
Nesse primeiro momento, as visitas acontecem nas cidades de Porto Nacional, Araguaína, Araguatins, Colinas, Gurupi, Paraíso, Palmas, Tocantinópolis. Segundo a ONG, em todos os locais são abordados temas relacionados à erradicação do trabalho escravo e do tráfico de pessoas por meio da educação.
A previsão é que sejam contemplados 103 municípios e 376 escolas. Em Porto Nacional, participaram da formação 25 técnicos da Diretoria Regional de Educação do município. Já na cidade Gurupi, os técnicos receberam uma palestra com o representante da ONG, Rodrigo Teruel, sobre o programa Escravo, nem pensar!.
Entre os participantes, a técnica de currículo de humanas, Sayonara Santos de Morais, destacou que o Programa pode fazer com que a comunidade perceba que o trabalho escravo e o tráfico de pessoas são sérias violações de direitos humanos e que, portanto, devem ser coibidos e punidos. “Diante disso, é um tema muito importante a ser discutido no ambiente escolar, pois diz respeito a todos nós, por isso devemos ser protagonistas no seu combate”, finalizou.
Além de Porto Nacional e Gurupi, os representantes da ONG também já passaram por Palmas.
Foto: Leila Novais