OAB divulga lista de seis advogados que vão disputar vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Tocantins

Lista agora será levada ao pleno do TJ para votação pelos atuais desembargadores. Vaga foi aberta após a aposentadoria compulsória de Amado Cilton, acusado de venda de sentenças.

Compartilhe

A seccional do Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nesta sexta-feira (17) os nomes dos seis advogados que seguem na disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins pelo quinto constitucional. Ao todo, mais de 30 advogados em todo o estado haviam se candidatado e apenas os seis mais votados pelo Conselho Superior da OAB-TO poderiam continuar na seleção.

Listas dos candidatos em ordem alfabética:

  • Ângela Issa Haonat
  • Arthur Oscar Thomaz de Cerqueira
  • Marcos Antônio de Sousa
  • Luciano Ayres da Silva
  • Paulo Roberto da Silva
  • Verônica Silva do Prado Disconzi

Estes seis nomes agora serão submetidos ao pleno do TJ-TO. Os atuais desembargadores da corte também vão votar para reduzir esta lista a três nomes. A escolha final será do governador do Tocantins.

A disputa é pela vaga aberta com a aposentadoria compulsória do desembargador Amado Cilton, em abril deste ano. Ele é acusado de venda de sentenças e por isso o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a punição. Amado Cilton sempre negou as acusações.

A cadeira ficou com a OAB-TO porque Amado Cilton chegou ao TJ através da regra do ‘quinto constitucional’, que prevê que 20% dos membros de determinados tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público.

*Por G1