Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal aponta que o número motoristas embriagados nas rodovias federais do Tocantins cresceu entre 2018 e 2019 de acordo com o comparativo referente ao primeiro semestre. Segundo os dados, dos 9.736 testes realizados neste ano, 136 apontaram positivo. No mesmo período do ano passado foram 115 pessoas flagradas conduzindo o veículo sob efeito do álcool. O aumento é de 18%.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Ainda de acordo com a PRF, no primeiro semestre do ano passado foram feitos 5.192 testes do bafômetro. Os policiais acreditam que o aumento foi registrado após as equipes adquirirem um novo equipamento, que aprimorou as técnicas de fiscalização.
Diferente do teste do bafômetro, o novo dispositivo eletrônico também consegue detectar a presença de partículas de álcool presentes perto da boca dos motoristas. Assim, colocando o aparelho em uma distância de 10 a 15 cm dos condutores que se recusarem soprar, é possível ter ideia se houve ou não a ingestão.
A PRF informou também que “a forma ativa continuará sendo utilizada para aferir, através do sopro, a quantidade de álcool existente no organismo do motorista”.
Segundo do Código Brasileiro de Trânsito, conduzir veículo após ter ingerido bebida alcoólica é crime. A situação pode causar sérios acidentes de trânsito. O condutor flagrado em estado de embriaguez ao volante é autuado em R$ 2.934, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. O documento com autorização para dirigir também pode ser suspenso.
Foto: Divulgação