Novo RG começa a ser emitido no Tocantins nesta semana

O documento traz o CPF como número exclusivo para identificar os cidadãos. Veja os principais detalhes sobre a emissão do novo RG.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) no Tocantins está programada para iniciar em 12 de janeiro. O novo documento incorpora o CPF como número exclusivo de identificação dos cidadãos.

O objetivo é unificar o processo de emissão, que anteriormente era realizado individualmente em cada estado. Valtenir Carvalho, supervisor de identificação, explica que essa unificação altera todo o fluxo de produção do documento, pois o estado compartilhará dados com o Ministério da Justiça e a Receita Federal.

Para emitir a CIN, é necessário comparecer a um dos Institutos de Identificação estaduais, levando a certidão de nascimento ou casamento e o comprovante de inscrição do CPF. Este último será o único número de identificação válido no país, substituindo o número do RG.

A emissão da CIN em Palmas requer agendamento através do site da SSP. Novas vagas são liberadas toda sexta-feira a partir das 14h, segundo a secretaria. Nas demais cidades do estado, os interessados podem procurar os núcleos de identificação com certidão de nascimento ou casamento e o comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).

A CIN apresenta um design mais simplificado, contendo informações como nome completo, CPF, data de nascimento, prazo de validade, e data e local de emissão. Além disso, inclui um QR Code que dá acesso à versão digital do documento, onde podem ser adicionadas informações como Carteira Nacional de Habilitação, título de eleitor e carteira profissional, por exemplo.

Apesar de os estados serem obrigados a emitir o novo documento a partir de 12 de janeiro, a população não tem a obrigação de trocar a carteira de identidade imediatamente. O modelo atual do RG continua válido até 28 de fevereiro de 2032, permitindo que os cidadãos troquem gradualmente o documento antigo pelo novo.

A primeira via da CIN é gratuita, e aqueles que já possuem o RG atual não pagam pela troca. O custo da segunda via ainda não foi definido pelo governo do Tocantins. Quanto ao prazo de emissão, ainda não é possível determinar, mas a previsão é que seja um pouco mais longo do que os atuais 5 dias em Palmas e 20 dias no interior do estado.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.