Um novo golpe online tem assustado a população do Tocantins. Trata-se do o sequestro de contas do aplicativo Whatsapp. O crime consiste em roubar a identidade do usuário na rede social e coagir o mesmo a pagar pela devolução do contato. Conforme a Polícia Civil, diversos casos têm sido notificados na Delegacia de Repreensão a Crimes Cibernéticos (DRCC), em Palmas.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Delgada da Polícia Civil, titular da delegacia, Milena Lima, explica como os golpistas têm agido “Ligações de falsa central telefônica informando aos usuários que estão fazendo uma verificação no Whatsapp e que precisam do código enviado por meio de SMS. Ligação de um falso funcionário da Anatel informando que existe uma lei federal proibindo anúncios em redes sociais e que precisa do código enviado por meio de SMS para a conferência e o envio de mensagens no privado para uma pessoa que faça parte de algum grupo, informando que ele será extinto e em seguida enviam um link do novo grupo”.
Para evitar cair nas armadilhas dos criminosos algumas medidas podem ser adotadas pelos usuários da rede social, como explica à delegada “Verificação em Duas Etapas”. Com a dupla proteção ativada, o app vai pedir uma senha de seis dígitos de tempos em tempos. Caso alguém consiga clonar o número de telefone e tente configurar o WhatsApp, vai precisar também saber essa senha. Para ativar a função basta clicar em configurações, conta e depois “verificação em duas etapas”.
Milena ainda reforça que, os usuários devem evitar clicar em links enviados por pessoas desconhecidas e além da senha, inserir também um e-mail como proteção. “Tente alertar seus contatos através de conhecidos, acaso tenha perdido o acesso a linha telefônica para evitar que cheguem a depositar nas contas indicadas pelos suspeitos” destacou.
Outras medidas simples, como verificar se realmente está falando com a pessoa certa, antes de clicar em links enviados por pessoas conhecidas, e, ao mudar de número, cancelar o perfil caso não deseje migrar a conta para o novo número, também devem ser observadas. Para a delegada, é sempre bom desconfiar de pedidos inesperados de empréstimos enviados por mensagens, principalmente se a conta utilizada para depósito é diferente de quem está solicitando.