Moradores de Tocantínia, região central do Tocantins, viveram momentos de tensão, na noite deste domingo (23). Tudo começou quando mensagens falsas começaram a circular pelas redes sociais. Elas diziam que a barragem da Usina Hidroelétrica do Lajeado, no rio Tocantins, havia estourado.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em pouco tempo, o pânico tomou conta da população que evacuaram a cidade e fugiram para uma parte mais alta da cidade, na zona rural, com medo da inundação.
Thayohhana Costa, de 24 anos, conta que os moradores ficaram desesperados. “Só deu tempo de pegar as crianças, peguei meu filho, chamei alguns vizinhos e fui avisar minha mãe. Foi um tumulto na estrada: crianças pedindo ajuda, gente correndo de a pé, de bicicleta de moto”, lembra.
Segundo a jovem, por volta de 23h30 começou uma grande movimentação na cidade. Ela conta que passava por uma rua de esquina e um carro bloqueou a rua. Dele saiu uma senhora da casa e começou a gritar: ‘corre, corre que não vai dar tempo’.
“A gente ficou sem saber o que estava acontecendo, só começou a aparecer gente correndo. Quando passou uma colega e chamou que fui saber o que era”, conta.
Outra que passou pela mesma situação foi a empresária Heidy Brito, de 46 anos. Segundo ela, só teve tempo de pegar as duas filhas e arrumar uma carona para sair de casa. “Só deu tempo de sair correndo e deixar tudo para trás. Vi a quantidade de pessoas, crianças, idosos. Todo mundo correndo pela sobrevivência”, relata.
Com medo da inundação, os moradores fugiram para a zona rural da cidade, em uma região de assentamento conhecida como Cascalheira, que fica a cerca de 15 quilômetros de distância da cidade.
segundo a empresária, “a cidade quase toda estava lá”.
Os moradores só foram se dar conta que tudo não passava de um trote às 1h30, depois que a polícia chegou ao local dizendo que foi uma fake news e que poderiam voltar para casa.
Após toda confusão formada, restou aos moradores retornarem para cidade.
*Com informações do G1