No Tocantins: Período do vazio sanitário da soja começa nesta sexta-feira

Até o dia 30 de setembro o cultivo de plantas vivas da oleaginosa está proibido para controlar a ferrugem asiática, praga causada por fungos.

Compartilhe:

A partir desta sexta-feira (1º) até o dia 30 de setembro, entra em vigor o período do vazio sanitário da soja no estado. Durante quase três meses fica proibido o plantio e a manutenção de plantas vivas da oleaginosa em lavouras de sequeiro.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A medida, segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), é para controle da ferrugem asiática, praga que ataca plantações de soja.

A Adapec irá monitorar e a fiscalizar as propriedades para garantir que não haja plantas vivas de soja dentro do período. Segundo a pasta, na safra 2021/2022 foram cadastradas 1.994 propriedades com plantações de soja no Tocantins.

O cultivo da soja só é liberado, durante o período, de forma excepcional para fins de pesquisa e produção de soja sementes para uso próprio nas planícies tropicais, sob sistema de subirrigação, nos municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Pium, Santa Rita, Formoso do Araguaia e Cristalândia.

A praga é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, e se espalha através do vento. Pode causar a queda precoce das folhas, impedindo o nascimento dos grãos de soja.