No Tocantins mais de 114 mil famílias podem pedir tarifa social de energia elétrica

Unidades consumidores podem ter até 65% de desconto na fatura mensal. Palmas é a cidade com maior número de unidades que podem aderir ao programa.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A tarifa social na conta de energia elétrica é um benefício voltado para pessoas de baixa renda para que tenham desconto na conta mensal. No Tocantins, mais 114 mil pessoas estão aptas a ter o benefício, mas ainda não fizeram a solicitação.

De acordo com a Energisa, concessionária que presta o serviço no estado, desse total, 71.891 famílias possuem cadastro Número de Identificação Social (NIS) e outras 43.099 recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ambos os cadastros dão direito à tarifa social de energia elétrica.

Com total de cadastros do NIS, a Energisa divulgou um ranking das cidades com maior número de famílias que podem pedir o benefício. Palmas aparece em primeiro lugar com 11.602 famílias elegíveis. Em seguida tem Araguaína, com 5.918, Porto Nacional, com 2.421, e Gurupi, com 1.652.

O levantamento foi feito pela concessionária com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO) e das prefeituras.

Veja quem pode pedir o desconto:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo;
  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
  • Famílias com Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)
  • Família indígena ou quilombola.

O percentual de desconto leva em consideração o consumo mensal de cada unidade:

  • Até 30 kWh por mês de consumo: 65% de desconto
  • Acima de 30 kWh por mês até 100 kWh por mês: 40% de desconto
  • Acima de 100 kWh por mês até 220 kWh por mês: 10% de desconto

Além dos descontos de acordo o consumo, Narjara Camelo, coordenadora da Energisa explicou que indígenas e quilombolas têm direito a até 100% de abatimento na conta de energia.

Como aderir

Se a família tiver o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, a adesão acontece de forma automática. Mas para que o processo seja mais rápido, o consumidor pode entrar em contato com a Energisa. Para saber mais clique aqui. O cliente pode se cadastrar a qualquer momento.

“Caso o cliente não busque a Energisa para informar a atualização, mensalmente o Governo Federal repassa para a Distribuidora uma lista atualizada. Porém, quanto antes o cliente nos procurar, mais rápido ele começa a receber o desconto”, esclareceu Narjara.

Por G1