No Tocantins, Carlesse flexibiliza funcionamento do comércio após 30 dias suspenso

Circulação dos transportes de passageiros, aulas da rede estadual e visitas a unidades prisionais seguem suspensas. Cada prefeito tem autonomia para decidir sobre as medidas adotadas no município.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O governador Mauro Carlesse (DEM) liberou, nesta segunda-feira (13), o funcionamento dos estabelecimentos comerciais que realizam atividades e serviços não essenciais No Tocantins. A decisão foi tomada em uma videoconferência com os integrantes do Comitê de Crise, 30 dias após ser decretado estado de emergência e de calamidade pública.

A medida engloba todo o comércio que estava fechado por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas cada prefeito tem autonomia para decidir sobre as medidas adotadas no município.

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) informou, por meio de nota, que o Centro de Operações de Emergência em Saúde está reunido nesta manhã para discutir, sob a ótica da saúde pública, as deliberações do boletim do Ministério da Saúde e do decreto do Governo Estadual em relação ao isolamento social, par posterior tomada de decisão pela gestão municipal.

O decreto contendo a liberação foi publicado no Diário Oficial do Tocantins desta segunda. Segundo o documento, permanecem vedadas a aglomeração, circulação dos transportes e as visitas a unidades prisionais. As aulas na rede pública da educação também continuam suspensas.

Os estabelecimentos que foram liberados para funcionar terão que adotar controle de acesso para evitar aglomerações, estimular a lavagem das mãos, o uso de álcool em gel 70% e a observância da etiqueta respiratória.

No estado, foram confirmados 26 casos da Covid-19, sendo 13 homens e 13 mulheres, segundo boletim divulgado na noite desta segunda-feira. O estado é o único do país que não registrou nenhuma morte pela doença.

O maior número de pacientes se concentram em Palmas, com 16. Araguaína continua com seis confirmações e Gurupi, Dianópolis, Cariri do Tocantins e Paraíso do Tocantins têm um caso cada.