As comunidades quilombolas de Salvaterra lançaram o Centro de Ciências e Saberes Quilombolas, o primeiro museu quilombola da região norte do Brasil. O centro é localizado na comunidade de Pau Furado.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Para a idealizadora e coordenadora do centro, Maria José Alcântara, o espaço servirá como suporte para a produção de conhecimento e concentração do que se tem produzido na história destas comunidades.
“Não estamos aqui para sermos apenas visitados. As pessoas precisam se sentir parte deste centro e interagir com ele, da forma que achar melhor. Todos podem vir ao museu dar um pouco de si, além de levar um pouco do que temos, dos saberes, ofícios e costumes do nosso povo”, explica a coordenadora.
A professora Rosa Acevedo, da UFPA, que foi responsável pela entrega dos certificados aos membros da comunidade que participaram do desenvolvimento do levantamento cartográfico das comunidades, disse que “desde que iniciei a frequentar estas comunidades em Salvaterra, não consegui mais me afastar. Desenvolvi um sentimento real de respeito e carinho por este povo que permanece até hoje”.
O museu foi inaugurado no ultimo dia 9. A cerimônia contou com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Pará e de representantes de comunidades de Salvaterra e Soure.