>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Logo após vivenciar a emoção de ser mãe, uma mulher de 31 anos foi colocada em isolamento na maternidade Dona Regina, em Palmas, após apresentar sintomas da Covid-19. Ele deu à luz neste sábado (18), na maior maternidade pública do Tocantins.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, uma amostra foi colhida para que seja realizado o teste que indicará se ela está ou não com a doença. A informação é que a paciente, que não teve o nome divulgado, é de Pedro Afonso e apresentou sintomas de febre, dor de garganta e falta de ar no momento em que estava internada na maternidade.
Segundo a secretaria, a paciente apresenta sintomas semelhantes à Covid-19. Informou ainda que o caso está sendo monitorado e reavaliado constantemente.
Segundo informações, embaixo da cama, onde a paciente com sintomas de coronavírus está deitada, foi colocado um criado mudo para que ela pudesse ter apoio para os pés. Além disso, os servidores tiveram que improvisar fraudas e outros objetos para que o colchão ficasse inclinado e a mulher pudesse apoiar a cabeça
Servidores, que preferiram não se identificar, disseram que a maternidade não tem estrutura para receber pacientes em estado grave. Além disso, os profissionais não teriam recebido treinamento adequado para lidar com a situação.
Outra reclamação é quanto às precauções relacionadas à doença. Servidores relatam que não tem pia nos corredores da maternidade. Os profissionais usam apenas álcool em gel, entre um atendimento e outro, sem seguir a principal precaução, que é a lavagem das mãos.
Foto: Divulgação
Outro lado
A Secretaria Estadual da Saúde disse que todas as unidades geridas pelo Estado, estão recebendo capacitações quanto ao uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), recebimento e encaminhamento de pacientes, tendo o Plano de Contingência sido compartilhado com todas as equipes de assistência à Saúde.
Em relação ao Hospital e Maternidade Dona Regina, a unidade não é referência para casos moderados e graves. Caso haja uma paciente sintomática, nestas condições, a mesma e seu recém-nascido serão encaminhados ao Hospital Geral de Palmas, estando esta segunda unidade preparada para condução e parto, caso seja necessário.
Disse ainda que a maternidade está orientando seus profissionais quanto a todo cenário, inclusive está preparado para isolamento de pacientes e recém-nascidos que estejam com sintomas leves ou sejam assintomáticos, caso necessário, sejam eles casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Por fim, a secretaria afirmou que toda equipe miltiprofissional da maternidade está recebendo máscaras de proteção e sendo constantemente capacitada e atualizada quanto ao fluxo de pacientes suspeitos e diagnóstico, além do uso e descarte corretos de EPIs. Dispensers de álcool foram instalados em todos os setores da unidade, onde já havia também pias e sabão líquido para higienização das mãos, finalizou.
*Com informações do G1