Um motociclista foi flagrado carregando um veado aparentemente morto na garupa de sua moto enquanto trafegava pela BR-153, em Gurupi, sul do estado. Vídeos, publicado nas redes sociais, chamaram a atenção de internautas e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que agora busca identificar o suspeito.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a PRF, o animal nas imagens é provavelmente da espécie Ozotoceros bezoarticus, conhecido popularmente como veado-campeiro. Este mamífero pesa em média 30 kg e mede cerca de 65 cm de altura, embora os machos possam atingir até 40 kg.
Assista o vídeo:
Nas imagens, duas pessoas aparecem em uma motocicleta transportando o animal. Não é possível determinar se o veado está amarrado ou preso de alguma forma ao veículo.
Após tomar conhecimento do vídeo, a PRF iniciou buscas nas proximidades do Setor Industrial de Gurupi para localizar os envolvidos. No entanto, devido à falta de informações precisas sobre o horário do incidente, os suspeitos não foram encontrados.
O veado-campeiro é comum no Cerrado e, embora não esteja atualmente ameaçado de extinção, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) alerta para um risco futuro de extinção devido à redução da população na América do Sul.
Além disso, a caça de animais silvestres é considerada crime ambiental no Brasil, com penas que variam de seis meses a um ano de prisão, além de multa.