Morte de mulher por Covid-19 horas após ser liberada de hospital será investigada pelo MP

Angelina Macedo, de 60 anos, teve alta do Hospital Regional de Gurupi e foi transferida para Araguaçu, onde morreu. Vídeo mostra comemoração no momento em que ela deixava a UTI. 

Compartilhe:

Uma investigação foi aberta pelo Ministério Público do Tocantins para apurar a morte de Angelina Macedo de Farias, de 60 anos. Ela é uma das vítima do novo coronavírus e morreu horas após receber alta da UTI do Hospital Regional de Gurupi. 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Angelina tinha ficado intubada por 11 dias e mesmo estando muito debilitada foi transferida para o hospital da cidade onde mora que não é referência no tratamento de coronavírus.

O documento é assinado pelo promotor Marcelo Lima Nunes, de Gurupi. Ele deu um prazo de cinco dias para que a diretoria do Hospital Regional da cidade apresente informações detalhadas do caso, os protocolos para as transferências de casos de coronavírus e dados sobre a ambulância que fez a transferência.

O promotor pediu ainda os nomes de todos os envolvidos na situação e se havia equipe suficiente para acompanhar a paciente na viagem. Ele determinou também que o procedimento seja encaminhado para a 1ª ou 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Gurupi para “apuração de eventual prática criminosa por parte dos médicos e demais envolvidos no caso”.

Um vídeo feito na tarde desta terça-feira (14) mostra o momento em que a mulher sai do Hospital Regional de Gurupi. Nas imagens, Angelina Macedo aparece bastante debilitada. Segundo a família, ela morreu menos de uma hora após enfrentar a viagem de 190 quilômetros entre Gurupi e Araguaçu.

 

 

Angelina Macedo começou a apresentar sintomas no início do mês e chegou a fazer quatro testes rápidos até ter um diagnóstico positivo. Internada no Hospital Regional de Gurupi, ela ainda estaria esperando o resultado de outro exame para saber se ainda estava com o vírus ativo.

O Hospital Regional de Gurupi é a unidade de referência para tratamento de coronavírus na região sul do estado. Na última segunda-feira (12), a unidade chegou a ter 100% dos leitos ocupados.

Angelina Macedo foi enterrada na tarde de terça-feira (14) em Araguaçu. O município emitiu uma nota lamentando a morte. O óbito foi confirmado no boletim da cidade divulgado durante a noite. A cidade tem 134 diagnósticos de coronavírus e duas mortes confirmadas.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que lamenta o falecimento da Sra. Angelina Macedo e se solidariza com a família neste momento de dor. A SES informou que vai “investigar as circunstâncias do ocorrido, desde o atendimento inicial até o óbito dessa paciente que esteve sob os cuidados das equipes multiprofissionais dos hospitais regionais de Gurupi e Araguaçu”.

Angelina2Foto: Reprodução