>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O cantor sertanejo Chrystian, que fez dupla com Ralf, morreu na noite de quarta-feira (19) aos 67 anos, enquanto estava internado em um hospital de São Paulo. A família confirmou o falecimento por meio de um comunicado.
O velório acontece desde às 11h em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, reunindo familiares, amigos e fãs. Ralf, seu parceiro musical, foi um dos primeiros a chegar e expressou sua tristeza: “É muito triste, é inexplicável. A gente fica muito sentido”.
Chrystian deixa dois filhos de seu casamento com a influencer Key Vieira, com quem estava há 29 anos. Na década de 80, foi casado com a cantora Gretchen.
A assessoria de Chrystian informou que ele precisou ser hospitalizado após ser diagnosticado “com uma condição médica que exigia repouso imediato e tratamento especializado”.
O Hospital Samaritano comunicou que a causa da morte foi pneumonia agravada por comorbidades, resultando em choque séptico (infecção generalizada). A instituição expressou suas condolências aos familiares e amigos.
Em fevereiro deste ano, Chrystian foi internado no Hospital do Rim, em São Paulo, após ser diagnosticado com rim policístico. Ele estava se preparando para um transplante de rim, que seria doado pela esposa, Key Vieira. No entanto, a cirurgia foi adiada para o final de 2024 devido à necessidade de um tratamento que incluía o uso de anticoagulantes.
- Mercatto: Empresário que fundou rede de bares renomados é encontrado morto dentro de apartamento
- Humorista Carlinhos Mendigo, que deve R$ 247 mil de pensão, é preso pela polícia
Após a hospitalização na quarta-feira, a assessoria do cantor afirmou que ele estava seguindo todas as recomendações médicas. Além disso, um show marcado para sábado (22) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, foi cancelado.
A família divulgou uma nota dizendo que Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja. Leia a íntegra da nota mais abaixo.
“Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista, ocorrido no Hospital Samaritano, em São Paulo. Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil. Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores. Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou. Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão. Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos. Com amor e saudades, Esposa e Filhos.”
Carreira
Chrystian, cujo nome de nascimento é José Pereira da Silva Neto, iniciou sua carreira ainda na infância, apresentando-se em um clube de Goiânia aos 6 anos. Conhecido como Zezinho na época, ele ganhou destaque na cidade e conquistou seu próprio programa de televisão, “Pinguinho de Gente”. Com o tempo, ele e seu irmão mais novo começaram a sonhar em formar uma dupla sertaneja.
Diante das oportunidades, a família se mudou para São Paulo. A biografia do artista relata que a mudança foi difícil e que os meninos enfrentaram adversidades, chegando a recolher sobras de arroz e feijão nas calçadas para não passarem fome.
A virada para o sertanejo ocorreu no início dos anos 1980. Chrystian e Ralf lançaram seu primeiro disco em 1983, alcançando sucesso com o álbum “Quebradas da Noite”. A dupla gravou a canção “Amargurado” com Tião Carreiro e obteve o disco de platina com o álbum “Chrystian e Ralf”, impulsionado pelo hit “Chora Peito”.
Em 1988, lançaram a música “Saudade”, tema da novela “Pacto de Sangue” da TV Globo, e foram eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira. Nos anos 1990, Chrystian e Ralf comemoraram 10 anos de carreira com uma turnê pelo Brasil. Em 1996, gravaram “Minha Gioconda” com Agnaldo Rayol, tema da novela “O Rei do Gado”.
A dupla se separou brevemente no início dos anos 2000, mas retornou em 2001 com o disco “De Volta”. Em 2005, ajudaram a combater a pirataria com o “Semi Metalic Disc” (SMD), ou CD genérico, reduzindo o preço dos álbuns para o consumidor.
Ao longo da carreira, a dupla lançou 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas. A separação definitiva ocorreu em 2021, quando ambos seguiram carreira solo. Chrystian voltou aos palcos com a turnê “Romance” e lançou a música “Não Dá Pra Ficar Assim”.