Morador registra revoada de urubus em quadra de Palmas

As imagens chamaram a atenção de moradores. As aves seriam uma subespécie do urubu-de-cabeça-vermelha e estariam migrando da América do Norte para o Brasil.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um morador registrou uma revoada de urubus na manhã desta segunda-feira (19), na quadra 110 Sul, no centro de Palmas. O registro, que surpreendeu moradores, foi feito na praça da quadra e mostra milhares de aves planando e fazendo círculos enquanto se deslocavam.

O morador, que pediu para não ser identificado, disse ao G1 que o fenômeno surpreendeu quem estava na praça. Inicialmente ele pensou serem andorinhas, mas viu que as aves se moviam de forma mais lenta e não conseguiu identificar que espécie se tratava.

Assista o vídeo:

O doutor em ecologia Renato Torres Pinheiro contou ao portal que acredita que as aves fazem parte de uma subespécie de urubu-de-cabeça-vermelha. “Em discussão com alguns colegas, chegamos a conclusão que é o urubu-de-cabeça vermelha da subespécie Cathartes aura que ocorre no centro-oeste da América do Norte e América Central e migra para o Brasil. A data atual coincide com o período de deslocamento desta espécie retornando do hemisfério norte”, afirmou.

O especialista disse ainda que as aves estão de passagem pelo estado e difícil é registrar esse evento. Esses urubus também se alimentam de carcaças, mas ocasionalmente também podem capturar e matar pequenos animais apanhados nos voos rasantes.

Os biólogos Túlio Dornas e Willian Menq, que estudam aves, explicam que a espécie tem distribuição geográfica bem ampla.

“No Brasil a espécie é representada também por uma população residente bastante numerosa que permanece em território brasileiro durante todo o ano, deslocando internamente à procura de comida, ou seja, carcaças, e para reprodução”, afirmou Túlio.

*Com informações do G1