Morador registra chegada da balsa em Porto Nacional, ponte da cidade está interditada há 17 dias

Compartilhe:

A chegada da Balsa que irá fazer a travessia do rio do Tocantins em Porto Nacional no ponto de atracagem é registrada por um morador da cidade. A embarcação chega no local 17 dias após a ponte ter sido totalmente interditada pelo governo do Tocantins. (Assista o vídeo)

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo informações, para indiciar os serviços a balsa precisa de autorização da Marinha. Ainda não foi divulgado os valores para travessia. O governo disse que estuda subsidiar a tarifa.

O governo interditou por completo a ponte no último dia 7, alegando que a medida foi tomada por precaução até que os serviços topográficos fossem finalizados.

O governo disse que a decisão foi tomada devido as avaliações sobre o risco de desabamento da estrutura. Porém, a ponte já estava parcialmente interditada, enquanto eram realizados os trabalhos de avaliação da estrutura.

A decisão causou revolta na população por não ter sido tomadas as medidas necessárias para amenizar os impactos com a interdição. Os protestos vinham principalmente das famílias que ficaram isoladas na margem direita da ponte. A rota alternativa aumenta em mais de 160 km o percurso.

Quatro dias após interdição da ponte o governo disponibilizou ‘voadeiras’ da Defesa Civil para fazer a travessia de pedestres.

Balsa em Porto Nacional
Balsa atracando na cidade

História da Balsa

Antes da ponte ser construída, no início da década de 1970, os portuenses faziam a travessia do rio por balsa. O que para muitos, dificultava o desenvolvimento da cidade.

Com a construção da BR-153, inaugurada em 1959, houve um avanço no desenvolvimento, principalmente das cidades que margeiam a rodovia, enquanto as cidades da margem direita do Tocantins se viam distante dessa evolução.

Com a construção da ponte, a cidade de Porto Nacional se viu mais próxima do desenvolvimento e dava adeus a travessia de balsa, que foi muito comemorada pela população na época.

A ponte já apresentada problemas estruturais desde muito anos. No inicio da década de 1990, ela passou por uma reforma em sua estrutura. Nesse período, apesar da ponte ficado apenas parcialmente interditada, sendo transitada apenas em mãos única, no sistema siga e pare, balsas também foram disponibilizada para fazer a travessia.

Quase 30 anos depois, mais uma vez a balsa retorna ao município para fazer a travessia do Tocantins, só que desta vez, sem previsão de quando a tão sonhada nova ponte será construída.

Fotos de travessia da balsa antes da construção da ponte:

Fotos da construção da ponte

Fotos da inauguração da ponte:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *