Ministério Público quer lista de quem foi vacinado pela Prefeitura de Palmas mesmo estando fora da faixa etária

Na sexta-feira (14) o município abriu exceções porque doses da Pfizer iriam vencer no dia seguinte. Cinthia Ribeiro (PSDB) afirmou que houve uma "falha gravíssima" e que o caso será investigado.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Ministério Público do Tocantins solicitou à Prefeitura de Palmas a lista de pessoas que foram vacinadas contra o coronavírus na última sexta-feira (14). Na data, sem aviso prévio, moradores que estavam fora da faixa etária prevista para o público com comorbidades foram imunizadas. Além dos nomes dos moradores vacinados, o MP pediu dados como idades e comorbidade das pessoas, além de cópias dos laudos médicos de cada um.

Segundo o órgão, “a intenção é juntar informações para investigar possíveis situações de favorecimento”. A requisição foi encaminhada nesta segunda-feira (17) e foi estabelecido prazo de cinco dias para o encaminhamento da resposta.

A Prefeitura de Palmas foi procurada para comentar o assunto, mas ainda não se posicionou.

No dia da vacinação em questão, a Secretaria Municipal de Saúde foi questionada sobre a aplicação do imunizante em em pessoas mais jovens. Na ocasião, a gestão informou que que o público-alvo não tinha sido alterado, mas que para não perder as doses que iriam vencer no dia seguinte, “foram abertas exceções àqueles que procuraram a vacina com documento comprobatório”.

Nesta segunda-feira (17) a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) afirmou que o município vai abrir um cadastro para as pessoas que quiserem se vacinar com doses contra a Covid-19 que sobrarem ou estiverem perto da data de vencimento. Ela disse que a última sexta-feira houve uma “falha gravíssima”.

A prefeita garantiu que o caso será investigado na esfera administrativa pelo município “para apurar qualquer irregularidade e responsabilidade sobre esse formato da decisão, assim como a lista de todos os vacinados com as comorbidades”.

A prefeita não disse quando esse cadastro vai começar, mas prometeu que um link será disponibilizado nos sites da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinação em Palmas

A partir desta segunda-feira (17) Palmas entra em um novo cronograma de vacinação contra Covid-19. Ao longo da semana, além dos idosos acima de 60 anos, também serão imunizadas pessoas com comorbidades entre 40 e 49 anos de forma escalonada. Todos os dias haverá diversos pontos fixos de vacinação pela cidade.

Confira os públicos para esta semana:

  • De segunda-feira (17) a quarta-feira (19) serão imunizadas as pessoas com comorbidade entre 49 e 45 anos;
  • Na quinta (20) e sexta-feira (21) será feita nova ampliação para quem tiver entre 44 e 40 anos, com comorbidade;
  • Durante toda a semana serão vacinados idosos com mais de 60 anos sem comorbidades;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades serão vacinadas com doses da Pfizer/BioNTech ou CoronaVac. Os imunizantes da AstraZeneca estão suspensos para esse público;

Documentação necessária

Para receber a vacina é preciso comparecer ao local da vacinação com documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina, além do laudo ou relatório médico comprovando a comorbidade ou deficiência permanente. Confira a lista de comorbidades previstas para a vacinação.

No caso das mulheres grávidas é necessário levar exame que ateste a gestação. Para as puérperas será preciso levar o registro de nascimento do recém-nascido ou a declaração de nascido vivo ou natimorto, que ateste o parto ocorrido em até 45 dias.

Os laudos e documentos de comprovação devem ser levados com cópia, pois precisarão ficar retidos no ato da vacinação.