Memórias de moradores de Porto Nacional são registradas em livro

A obra, que é produzida por alunos da rede de ensino do município, faz parte de uma das etapas do projeto Memória Local na Escola do Museu da Pessoa.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um grupo de 13 alunos de escolas da rede municipal de Porto Nacional ouviu 21 moradores da cidade que contaram suas histórias. O resultado foi a publicação do livro Porto Nacional – Um Rio de Histórias, lançada na última semana. A obra produzida pelos estudantes faz parte de uma das etapas do projeto Memória Local na Escola do Museu da Pessoa.

A diretora Executiva do Museu da Pessoa, Sônia Helena, conta quem todo o trabalho começou em maio quando a equipe veio para cidade. “Trouxemos essa ideia de fazer um projeto que contasse a história da cidade a partir da história dos moradores e que os alunos iriam fazer todo esse processo”, informou.

Na obra Porto Nacional – Um Rio De Histórias, também conta a história de Pedro do Carmo conhecido como o “pequeno grande homem”. Pedro, que tem nanismo, comentou da emoção de ver sua história em um livro. “Eu nunca esperava que isso iria acontecer na minha vida é uma alegria imensa de ver que a minha história poderá ser contada para mais e mais gerações”, comemorou.

Estudantes da rede municipal de Porto Nacional livro
| Histórias como a de Pedro são retratadas no livro – Foto: Divulgação

Participantes

Ao todo, 13 escolas participaram do projeto: Escola Municipal Generosa Pinto, Escola Municipal Deasil Aires, Escola Municipal Delza da Paixão, Escola Municipal Marieta Macedo, Escola Municipal Jacinto Bispo, Escola Municipal Carmecita Matos Maia, Escola Municipal Ercina Monteiro, Escola Municipal União e Progresso, Escola Municipal Padre Luso, Escola Municipal Celso Mourão, Escola Municipal Dr. Euvaldo, Fani de Oliveira Macedo, Escola Municipal Faustino Dias.

Para a secretaria da Educação, Shyrleide Maia, a inciativa tem contribuído de uma forma muito significativa com formações dos professores da rede municipal. “Esse projeto irá incentivar a comunidade a resgatar as suas histórias de vida e que deixaram marcas não só em Porto Nacional, mas no estado do Tocantins”, disse.

Projeto

Desenvolvido pelo Museu da Pessoa, em parceria com o Instituto Avisa Lá, há doze anos, o projeto visa a formação de professores e alunos do ensino fundamental.

Em sua metodologia, os professores transformam sua prática pedagógica com a realização dos projetos de registro da memória da comunidade e familiares de seus alunos e esses aprendem a ouvir, refletem sobre a experiência de vida dos mais velhos e passam a ser agentes da história ao divulgar as narrativas de vida dos moradores com textos e desenhos.

A iniciativa é realizada pelo pelo Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), pelo de Instituto Museu da Pessoa, com apoio do Instituto Avisa Lá e patrocínio da Bayer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *