>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A medida provisória do governo federal que isenta o pagamento da conta de luz por três meses irá beneficiar pelo menos 130 mil famílias de baixa renda no Tocantins. A MP faz parte das ações para enfrentamento da crise diante da pandemia do novo coronavírus.
Conforme informou a Energisa, companhia responsável pela distribuição de energia no Tocantins, o desconto de 100% no consumo da energia vai valer para os meses de abril, maio e junho para as pessoas que já são cadastradas na Tarifa Social por terem baixa renda.
Neste caso, a isenção será automática, sem que haja necessidade de qualquer contato. Outros moradores que se encaixam no perfil também podem entrar na lista.
De acordo com o gerente de serviços comerciais da Energisa, Mauro Inácio dos Santos, a isenção total funciona com a redução do consumo. “Se você tem na sua conta 220 kWh, vai ser insento, mas se tiver parcelamentos ou taxa de iluminação pública você pode receber uma conta com esses valores. A parcela do consumo até 220 kWh ela é totalmente isenta”, explica.
Segundo Mauro Inácio, a conta para esse uso de energia custa em torno de R$ 110. Caso os 220 kWh sejam ultrapassados, o valor a mais deve ser pago pelo morador.
Já as pessoas que não estão cadastradas na Tarifa Social, mas acham que se encaixam no perfil pelo valor da renda mensal, devem fazer Cadastro Único em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Se você tiver uma renda per capta de até meio salário mínimo e está cadastrado, pode nos procurar”, resstata o gerente.
Depois das primeiras etapas, o consumidor em vulnerabilidade social deve entrar em contato com a Energisa, informar o número do NIS, e o procedimento para ser beneficiado com a isenção será realizado.
As dúvidas podem ser esclarecidas através do número (63) 99222-6664.
*Com informações do G1