Médico é preso em Palmas em operação da PF contra desvio de recursos da saúde

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Na manhã dessa quinta-feira (128), o médico Plinio Medeiros Filho foi detido pela Polícia Federal em Palmas. A prisão, em cumprimento a um mandado de prisão temporária, faz parte da operação Sermão aos Peixes, da Polícia Federal do Maranhão. Além da capital tocantinense, mandados também foram cumpridos em São Luís (MA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Brasília (DF) e Goiânia (GO).

O médico foi levado a sede da PF em Palmas onde prestou depoimento durante a manhã. A operação Sermão aos Peixes corresponde à 6ª fase da Operação Peixe de Tobias. Segundo a PF, as investigações são para apurar um desvio de aproximadamente R$ 2 milhões em recursos da saúde no maranhão entre os anos de 2011 e 2013.

Conforme a PF, foram cumpridos nesta quinta-feira (18) oito mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. Além disso, foi determinado o bloqueio judicial e sequestro de bens da conta dos envolvidos em um valor que supera a cifra de R$ 15 milhões. A investigação contou com a participação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal.

Também está sendo realizada simultaneamente pela Polícia Federal a operação Abscondito II. Neste caso, a Polícia Federal investiga vazamento na primeira fase da operação Sermão aos Peixes.

Os investigadores reuniram provas de que os membros da organização criminosa conseguiram cooptar servidores públicos para a obtenção de informações privilegiadas da investigação. De posse de tais informações, houve a destruição e ocultação de provas.

Os investigados devem responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *