Mais de 20 empresas são notificadas pelo Procon no Tocantins por publicar anúncios sem preços em redes sociais

Prática é proibida tanto a legislação estadual como a federal. Nesta etapa da fiscalização, foram notificadas 12 concessionárias e 14 lojas de roupa.

Durante fiscalização, o Procon do Tocantins notificou 26 empresas que fizeram anúncios no Instagram sem publicar os preços dos produtos. A prática é proibida tanto pela legislação estadual como pela federal. Segundo o órgão, foram 12 concessionárias e 14 lojas de roupas com as irregularidades.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A fiscalização foi entre a terça-feira (21) e esta quarta-feira (22). As equipes do Procon prepararam as notificações depois de fazerem uma investigação preliminar nos perfis das empresas. As empresas agora terão que apresentar justificativas e ratifiquem as publicações em até 48 horas. Em caso de reincidência, os donos das lojas podem ser autuados e até multados.

A lei estadual estabelece que anúncios de serviços, produtos, imóveis e de veículos automotores, novos ou usados, precisam apresentar a informação do preço ou valor total individualizado. Isso vale tanto para venda como locação e se aplica em anúncios em jornais, revistas, periódicos ou na internet.

O Decreto Federal nº 2.183/1997 tem determinações semelhantes. “O Procon Tocantins vai continuar monitorando os anúncios na Internet. Solicitamos aos consumidores que denunciem em nossos canais, caso encontrem alguma irregularidade”, disse Magno Silva, gerente de fiscalização do órgão.