>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em um vídeo que circula nas redes sociais uma mãe denuncia que o seu filho autista, , de apenas 6 anos, ficou desassistido em uma sala de aula em Palmas. A mulher conta que encontrou o menino sozinho todo cagado e que ele estaria comendo as próprias fezes. O caso teria acontecido na sexta-feira (1º), na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, que fica no Setor Santa Fé, na região sul da capital. (Veja o vídeo no final da reportagem)
A Mãe da Criança, Liza Pimentel , conta que foi buscar o filho na escola mais cedo é encontrou o filho nesta situação, quando deveria estar acompanhado pelos cuidadores da escola. Ela conta que ao encontrar o menino todo sujo de vezes, os responsáveis pelo acompanhamento dele estavam “conversando na biblioteca.
Acompanhada da advogada Kamila Aguiar, Liza foi até a Delegacia da Infância e Juventude registrar a ocorrência. Para a advogada, houve completo desrespeito às necessidades da criança que é portadora de necessidades especiais.
Houve desrespeito às necessidades da criança, falta de amor, de respeito e acima de tudo, configura crime de maus- tratos e de abandono de incapaz. Certamente os responsáveis vão responder administrativa e criminalmente perante a justiça”
Ressaltou a advogada.
Ainda e acordo com a Liza essa não foi a primeira vez que situação como essa acontece. Segundo ela, há um mês, a criança chorava muito e demonstrava não querer ir mais para a escola, mas não desconfiou de nada. “Só agora, quando fui buscá-lo mais cedo, é que me deparei com essa situação lamentável ao encontrar o meu filho abandonado numa sala e comendo as próprias fezes”, desabafou.
Após o registro da ocorrência, o caso foi enviado para o Ministério Público e o Conselho Tutelar da região sul também acompanha o caso. Segundo apurado pela reportagem, o MP deve tomar providências sobre o caso nesta segunda-feira (4), sendo que o caso cabe medidas no campo da educação e da criança e do adolescente.
A reportagem solicitou um posicionamento sobre o caso à prefeitura de Palmas e aguarda resposta.
Sobre o autismo
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.