Foi aprovado por unanimidade, na Assembleia Legislativa do Tocantins, uma lei que aumenta a idade máxima para candidatos a ingressar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do estado. A proposta foi votada em dois turnos.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Pelo texto, a idade passaria dos atuais 30 anos para 35 anos de idade. A medida agora depende da sanção do governador Mauro Carlesse (DEM) para começar a valer.
Segundo o autor da proposta, o deputado Elenil da Penha (MDB), a ideia leva em consideração o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, atualmente de 76 anos.
“Em vários estados, como Rio de Janeiro e Sergipe, a idade para entrar na PM e nos Bombeiros já foi ampliada”, explicou ele. “Uma pessoa com até 35, aprovada em todas as fases do certame, inclusive, nos testes físicos, tem plenas condições de atuar na corporação e contribuir com sua competência e experiência”, pontuou.
Em 2016 um projeto de lei semelhante chegou a ser aprovado pelos deputado, mas foi vetado pelo então governador Marcelo Miranda (MDB). A questão da idade dos candidatos foi uma das polêmicas após o cancelamento do último concurso da PM, que foi alvo de fraudes.
Se a mudança for sancionada, pode beneficiar candidatos que ficariam de fora da próxima seletiva. O Palácio Araguaia informou que ainda não recebeu o texto e que não há decisão sobre o que será feito com o projeto.