Lançamento de CD e do caderno de partituras das folias de Monte do Carmo acontece neste sábado

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Acontece neste sábado (26), às 20 horas, em Monte do Carmo, do lançamento do CD e do caderno de partituras do projeto Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo. O evento, que será na Praça Alexandrino Pinto Cirqueira, faz parte do projeto selecionado do edital Rumos Cultural (2015-2016)

De proponência da Associação dos Foliões de Monte do Carmo, em parceria com o coletivo Arte e Memória – Projetos Culturais – o projeto registrou a memória das músicas das folias do Divino Espírito Santo de Monte do Carmo, por meio de gravação de CD e publicação de um caderno de partituras.

Eliane Castro, do coletivo Arte e Memória, se envolveu com as festas e as manifestações locais através de seu trabalho e de sua vivência com a pesquisa e a aplicação de políticas públicas para a proteção da cultura do estado. Maranhense, ela se mudou para o Tocantins em 1999 e começou a atuar nessa área em 2000.

Em parceria com a Associação dos Foliões, Eliane comanda o projeto Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo, que busca registrar os cantos sagrados entoados nas folias do Divino de Monte do Carmo, conhecimento que só existe na memória dos detentores desse saber. “Gravar um CD com as músicas do Divino Espírito Santo de Monte do Carmo é um desejo antigo, especialmente dos foliões e dos amantes da cultura tradicional de Monte do Carmo”, conta ela.

Além dos cantos da celebração, os foliões também gravaram canções de suça e de roda
Além dos cantos da celebração, os foliões também gravaram canções de sússia e de roda

 

Além da gravação do disco, o projeto consiste na publicação de um caderno de partituras com os cantos das folias, considerados sagrados. São essas canções que anunciam os ritos do giro – peregrinação dos foliões pela cidade e pelo sertão que, em Monte do Carmo, dura até 30 dias, com o intuito de pregar o evangelho e arrecadar donativos para a Festa do Imperador do Divino Espírito Santo – e determinam a sequência da celebração. “O toque da caixa anuncia a chegada dos foliões; o canto de licença pede acolhida; o canto do curral abençoa as criações; o da esmola agradece a dádiva recebida do dono da casa; o do bendito se faz em agradecimento às refeições; e o canto de despedida anuncia a retirada”, explica Eliane.

A gravação do CD, que aconteceu em um estúdio móvel montado em uma fazenda em Monte do Carmo, registrou também canções de suça, de domínio popular – que marcam o último momento do giro, “a pura diversão quando todos que estão no giro entram na roda, ao som de pandeiros e violas” –, e canções de roda criadas pelos próprios foliões e que falam sobre seu dia a dia e sua vivência no festejo.

Além de realizar um desejo dos foliões, o projeto cumpre o objetivo de auxiliar na preservação, no registro e na disseminação de um bem cultural – os CDs e os cadernos serão distribuídos em escolas públicas, bibliotecas e escolas de música do Brasil. Eliane conta que nos últimos anos o estado do Tocantins tem vivenciado “uma absoluta ausência do Poder Público em relação à preservação, ao fomento e à promoção da cultura como um todo”. Ela se refere ao cenário como um momento de retrocesso e faz um apelo: “É de fundamental importância que [projetos como Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo] sejam fomentados em todo o país, para aprendermos mais sobre a nossa formação cultural, nossas semelhanças e diferenças, e também para registrarmos esse conhecimento para as gerações futuras”.

O coletivo Arte e Memória – Projetos Culturais tem como membros Doralice Loureiro da Mota, produtora cultural e os pesquisadores Eliane Castro de Souza – antropóloga; Gerardo Pereira Ramos, historiador e Luciano Pereira da Silva, historiador e fotógrafo.

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *