Laboratório enfrenta falta de insumos para testes de Covid-19 no Tocantins

Governo informou que testes de coronavírus serão priorizados para pacientes internados e mortes suspeitas. Disse também que insumos são de alto custo e estão em falta nos fornecedores.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Secretaria da Saúde informou que a partir desta sexta-feira (12) o Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) vai priorizar a realização de testes de Covid-19 em pacientes suspeitos que estejam hospitalizados, na rede pública ou privada, e pessoas que morrerem com suspeita da doença. Os demais terão as amostras armazenadas para análise posterior.

A decisão foi tomada porque o estado está sem estoque de insumos para atender todos os casos suspeitos. Os testes realizados no Lacem são do tipo RT-PCR, que analisa amostras do paciente em busca de traços do DNA do coronavírus mesmo que o corpo ainda não tenha produzido anticorpos.

De acordo com a para, os testes para o método RT-PCR sempre foram distribuídos pela Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), departamento do Ministério da Saúde.

Só que desde o dia 2 de junho o departamento teria comunicado sobre a descontinuidade do abastecimento dos insumos necessários, durante uma videoconferência. A secretaria afirma que desde então tem intensificado ações para restabelecer o abastecimento e continuar com as testagens.

O Lacen tem realizado centenas de testes todos os dias. Nesta quinta-feira (11), por exemplo, segundo o boletim epidemiológico, foram feitos 359 testes de pacientes de diversos municípios do estado.

A Secretaria da Saúde afirmou que os insumos utilizados no método RT-PCR são de alto custo e têm enfrentado alta demanda em todo pais. Por isso a rede de saúde pública encontra dificuldade de comprar os itens sob pronta entrega pelos fornecedores.

“A SES está com processo emergencial para aquisição dos itens necessários ao restabelecimento da rotina de testagens do Lacen-TO”, disse o estado em nota.

Números da Covid

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta-feira (12), que o Tocantins registrou 213 novos casos de coronavírus e mais quatro mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. O estado chegou a 6.744 diagnósticos e 128 óbitos.