>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Neste final de semana, o Laboratório Central do Tocantins (Lacen) não vai realizar novos exames para diagnosticar casos de Covid-19 no estado. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) do estado no final da tarde deste sábado (28). Por causa da suspensão dos exames, o boletim de acompanhamento dos casos no estado só será atualizado na próxima segunda-feira (30).
Segundo a pasta, nos próximos fins de semana o Lacen trabalhará em regime de plantão, mas não informou o motivo do procedimento ainda não ter sido adotado. Disse ainda que o sistema de acesso nacional aos dados segue com instabilidades.
O governo informou que o Lacen continua recebendo amostras para casos suspeitos initerruptamente, tendo recebido neste sábado amostras de Araguaína, de contactantes da paciente que reside na cidade e teve diagnóstico para Covid-19 confirmado. A amostras também foram encaminhadas por Augustinópolis e Colinas do Tocantins.
Desde o último domingo (22) o número de casos suspeitos não é informado pelo governo do estado, então não é possível saber quantos pacientes estão na fila de espera para fazer o exame.
Até esta sexta-feira (27), o Tocantins registrava nove casos confirmados da doença. Oito deles em Palmas e um em Araguaína. A secretaria não informado o total de casos descartados.
Em Palmas, na última atualização divulgada pela Secretaria Municipal tinha 33 casos suspeitos, em Araguaína registrava 32 e Gurupi investigava outros 11. Estas são as três maiores cidades do estado.
A Secretaria também ainda não informou como vai acompanhar a evolução da doença no estado sem a realização dos testes durante o fim de semana. As aulas em todas as escolas e universidades do Tocantins seguem suspensas, mas vários municípios decidiram permitir a abertura de parte do comércio.
Nota da Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) estão dentro do prazo de 72h para divulgação de resultados e os próximos serão acessados na próxima segunda, 30.
O Laboratório funcionará em regime de plantão nos próximos finais de semana, dando continuidade aos exames para Covid-19.
Devido à continuidade de instabilidade no sistema de acompanhamento do Ministério da Saúde, prevista para ser sanada na próxima semana, ainda não há acesso ao detalhamento de casos suspeitos.
Assim, o próximo boletim de acompanhamento será divulgado com as devidas atualizações também na próxima segunda-feira, salvo no caso em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) receba notificação de novos casos confirmados.