Justiça manda governo transferir bebê de Araguaína com Covid-19 para leito de UTI pediátrica

Menina de nove meses está entubada em hospital municipal. Ela precisa de leito pediátrico que só está disponível em Palmas.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A Justiça determinou que em 24 horas a Secretaria de Estado da Saúde (SES) transfira uma bebê de nove meses que está com Covid-19 para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica exclusiva para crianças com a doença. A menina é de Araguaína e está entubada, mas o leito necessário só está disponível em Palmas.

A decisão atende pedido da Defensoria Pública do Tocantins (DPE) em Araguaína. A determinação é que a transferência seja feita através de UTI terrestre, em caráter de urgência. A criança deverá ser transferida para uma unidade hospitalar que disponibilize suporte de UTI pediátrica e tratamento para Covid-19.

De acordo com o Defensor Público, Sandro Ferreira, os leitos de UTI pediátrica exclusivas para o tratamento de Covid-19 no Tocantins estão instalados somente em Palmas, sendo que a região norte do estado atualmente concentra o maior número de casos de coronavírus.

“Em razão da demora e do agravamento do estado da menina Helena nós ajuizamos essa ação para que o estado seja obrigado imediatamente a providenciar essa transferência”, comentou o defensor.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que ainda não foi notificada da decisão. Disse também que está instalando uma UTI pediátrica no hospital municipal onde a criança está internada.