Jovem embaixadora do Tocantins se prepara para intercâmbio sociocultural nos EUA

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A estudante Maria Carolina Azevedo, de Paraíso do Tocantins, está entre os cinquenta alunos do ensino médio da rede pública de todos os estados do país que se preparam para participar de um programa de intercâmbio com três semanas de duração nos Estados Unidos. Os estudantes foram selecionados pelo programa Jovens Embaixadores, coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Educação (Consed). O objetivo do programa é levar alunos carentes que se destacam em suas comunidades para vivenciar experiência sociocultural e acadêmica no país norte-americano.

Os participantes desta edição foram selecionados ao longo do ano passado e embarcam para Washington na próxima sexta-feira. Mas o intercâmbio já começou na capital brasileira. Os jovens chegaram nesta terça-feira (9) pela manhã em Brasília, onde terão um encontro na embaixada e participarão, ao longo da semana, de workshops com orientações sobre visto e outras informações sobre a viagem antes do embarque. Eles também farão um tour por alguns pontos turísticos de Brasília.

Os alunos ficam nos Estados Unidos até o dia 4 de fevereiro e visitarão os principais monumentos e instituições da capital, participarão de oficinas de liderança e protagonismo juvenil, além de conhecer projetos sociais, participar da distribuição de donativos e apresentar um pouco da cultura brasileira para estudantes de escolas públicas americanas.

Aluna do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, a jovem embaixadora do Tocantins disse estar animada para a experiência, que considera única em sua vida. “É uma mistura de nervosismo e ansiedade. Ainda não conheço os outros selecionados pessoalmente, mas já somos amigos. Tenho certeza que, com eles, esses serão os melhores dias da minha vida. Sei que irei aprender muito e estou imensamente feliz em representar o Tocantins”, contou, empolgada.

Jovens Embaixadores

Para ingressar no programa, o estudante deve ter entre 15 e 18 anos na data da viagem, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio na rede pública, ser de família de baixa renda, apresentar excelente desempenho escolar, além de ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral. O programa também reconhece os alunos que estejam engajados por pelo menos um ano em atividades de voluntariado ou responsabilidade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *