Jovem desaparecido é encontrado morto às margens do lago em Porto Nacional

Ele teria saído de casa sem avisar ninguém e sem levar celular. Uma campanha estava sendo mobilizada pelas redes sociais por informações sobre o paradeiro do rapaz.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Foi encontrado na tarde dessa terça-feira (3), o corpo de Plínio Justino Almeida, de 20 anos. O jovem foi localizado na beira do lago do rio Tocantins, próximo a chácara das irmãs dominicanas, em Porto Nacional. A Polícia Civil investiga as causas da morte.

O jovem foi visto pela última vez por volta das 10h30 desta segunda-feira (2). Ele teria saído sem avisar ninguém, com uma mochila e sem levar celular, óculos e documentos. Uma campanha estava sendo mobilizada pelas redes sociais por informações sobre o paradeiro do rapaz.

Plínio era acadêmico de Ciência da Computação na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. Conhecidos da vítima disseram que a família dele ficou sabendo recentemente que o jovem sofria de depressão. A mãe, a professora Graça Justino, o irmão dele ficaram muito abalados com a morte do rapaz.

Pl%C3%ADnio Justino2

Sobre a depressão

Quando um membro da família ou amigo sofre de depressão, o seu apoio e incentivo pode desempenhar um papel importante na sua recuperação.Abaixo segue algumas dicas para saber como ajudar uma pessoa a sair da depressão.

  1. Você não pode curar outra pessoa com depressão profunda / clínica.
  2. Há altos e baixos na recuperação da depressão.
  3. Não diga a uma pessoa com depressão que “você entende.” A menos que você tenha passado por depressão em alguma fase da sua vida.
  4. A recuperação da depressão não é apenas uma questão de tomar a medicação e ir a terapia. O tratamento envolve uma série de mudanças fundamentais em uma pessoa.

Algumas orientações para falar e ajudar uma pessoa a sair da depressão

  1. Aproxime-se da pessoa de forma a apoiar e manifestar a sua preocupação com o seu bem-estar.
  2. Tente transmitir uma sensação de compreensão. Em vez de dizer “Por que você não pode simplesmente sair da cama?” diga por exemplo “Você parece ter dificuldade para sair da cama de manhã. O que posso fazer para ajudá-lo neste aspecto? “
  3. Mostre preocupação.
    • Estas palavras podem significar muito parar uma pessoa que se esteja a sentir em baixo: “Você é importante para mim. “ “Diga-me o que posso fazer para ajudá-lo.” “Nós vamos encontrar uma maneira de se sentir melhor. “Um abraço também ajuda.
  4. Esteja lá.
    • A melhor coisa que você pode fazer para ajudar alguém com depressão é estar com a pessoa, dar apoio ou fazer algo em conjunto como passear, fazer compras, ir ao cinema.
  5. Não julgue ou critique. Evite dizer :
    • Está tudo na sua cabeça.
    • Todos nós passamos por momentos como este.
    • Eu não posso fazer nada sobre a sua situação.
  6. Ofereça o seu apoio e ouça as preocupações da pessoa
  7. Aceite que a depressão é uma questão complexa, que geralmente não é resolvida num par de semanas. Recuperar da depressão leva o seu tempo.
  8. Faça entender que a depressão é comum e tratável. Não é um sinal de fraqueza pessoal.

Como ajudar uma pessoa depressiva:

  • Ofereça-se para procurar um médico ou terapeuta e vá com a pessoa à primeira consulta, é uma grande ajuda para uma pessoa deprimida.
  • Incentive a pessoa a fazer uma lista completa de sintomas para discutir com o médico.

Apoie a pessoa durante o processo de tratamento da depressão

  1. Dê o seu apoio durante todo o processo de tratamento
  2. Ajude a pessoa a manter compromissos (como ir a terapia), e a fazer o tratamento prescrito.
  3. Ajude quando possível. Quando alguém está com depressão as pequenas tarefas podem ser complicadas de fazer. Ajude, mas apenas o necessário para você não ficar saturado.

Como ajudar uma pessoa com depressão que não quer ajuda

Por vezes quando você tenta ajudar alguém que está deprimido, a pessoa com depressão não quer ajuda ou nada que você faz parece ajudar. Você acaba se sentindo rejeitado e desanimado sem saber o que fazer para ajudar uma pessoa com depressão e parece que não há nada mais que você possa fazer.

As pessoas deprimidas podem rejeitar a sua ajuda, e além disso, as pessoas com depressão têm pensamentos negativos e não vêem a recuperação como uma realidade, por se sentirem sem esperança e com sentimos de inutilidade.

Com estas dificuldades em mente, o que você pode fazer se a sua ajuda é rejeitada?

  • Fornecer apoio consistente. Ao longo do tempo se você mostrar sempre apoio a pessoa deprimida vai ver que você é firme e pode aceitar a sua ajuda.
  • Discuta os seus sentimentos . Quando a sua ajuda é recusada, reafirme o quanto você se importa com a pessoa. Deixe a pessoa deprimida saber como você se sente, de uma maneira gentil.
  • Concentre-se em comportamentos . Se a pessoa deprimida é relutante em procurar ajuda, então não tente convencer a pessoa de que a depressão está causando os problemas. Em vez disso, fale sobre os comportamentos da pessoa deprimida e as formas em que o tratamento pode ajudar. Tente chegar a um acordo e se depois de duas semanas, a pessoa não melhorar, você irá marcar uma avaliação médica.
  • Concordar com a ajuda profissional. É importante ter certeza que a pessoa com depressão recebe a ajuda profissional que precisa. Às vezes, um médico de família pode parecer menos ameaçador, ou um psicoterapeuta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *