Joaquim Maia vai recorrer de decisão que suspendeu seus direitos políticos

O prefeito de Porto Nacional disse que é de conhecimento que o concurso público do município terá suas provas aplicadas neste domingo (18).

Compartilhe:

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia (PV), manifestou por meio de nota que irá recorrer da decisão que suspendeu seus diretos políticos por quatro anos. A sentença, proferida pelo juiz José Maria Lima, partiu da denúncia do Ministério Publico que, ainda em 2015, instaurou inquérito civil público para apurar a regularidade de “inúmeras contratações de pessoal” por parte do prefeito.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo os autos, em 28 de junho de 2017, Joaquim Maia Neto assinou pessoalmente um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual se comprometia a sanar irregularidades decorrentes de contratações de servidores e reconhecia a necessidade de realizar concurso público.

Ainda conforme a ação, o prefeito acabou não honrando o TCA, visto que “simplesmente abandonou a regra constitucional de acesso a cargos públicos mediante concurso (prevista no artigo 37, II CF), para incrementar sua multidão de contratados temporários, desprezando assim, os mais comezinhos princípios e regras da Administração Pública”.

Em sua decisão, que não afasta Joaquim Maia do cargo, o juiz José Maria Lima lembrou que “o que foi observado dos autos é que o Prefeito descumpriu com o acordo feito, bem como com o prazo, mantendo sua conduta inconstitucional de contratações”.

No entanto, Joaquim Maia afirma, por meio de nota, que é “de conhecimento público e das autoridades judiciárias, há vários meses, que o Concurso Público da Prefeitura de Porto Nacional terá suas provas aplicadas neste domingo próximo, 18”.

Ainda segundo o gestor, mais de 26 mil candidatos inscritos para concorrer as 379 vagas oferecidas para contratação imediata e 125 para o cadastro reserva. A Coopese/UFT é a organizadora do concurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *