Um idoso de 71 anos foi dado como morto após sofrer um acidente de trânsito aoós passar mal enquanto conduzia uma motocicleta em Araguaína, no norte do Tocantins. O ‘óbtito’ foi constatado por duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que foram ao local.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Só que momentos depois policiais militares que atendiam a ocorrência perceberam que o saco plástico em que o homem foi colocado se movia. Com a ajuda de um repórter que cobria o acidente, massagens cardíacas foram realizadas e o idoso acabou sendo levado com vida ao hospital.
Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) tinha sido chamada e estava a caminho do local quando os policiais e o repórter perceberam a situação.
Um vídeo feito no local do acidente mostra o momento em que o saco começa se mexer.
A Secretaria da Saúde de Araguaína informou que as equipes do Samu realizaram procedimentos de ressuscitação e saíram após o óbito ser constatado pelo médico plantonista. A pasta disse que está “apurando internamente o prontuário médico do paciente para entender o ocorrido”.
A PM afirmou que quando as ambulâncias saíram os policiais que estavam no local observaram uma pequena movimentação no saco que cobria o corpo da vítima. “Imediatamente os mesmos verificaram os sinais vitais e iniciaram ressuscitação por volta de seis minutos, o repórter Giovanni Pereira, testemunha do fato e também auxiliou no revezamento do procedimento”, informou a corporação.
O SAMU foi acionado novamente e conduziu a vítima com vida ao Hospital Regional de Araguaína. O comunicador conta que ficou aliviado. “A gente estava na hora certa no lugar certo. Eu penso que foi um milagre”, disse Geovanni.
O outro lado
A Secretaria da Saúde de Araguaína informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) enviou duas unidades, básica e avançada, para atendimento ao idoso. As equipes realizaram procedimentos de ressuscitação e, baseado em avaliação técnica, foi constatado o óbito.
Após realizados os procedimentos e a equipe se deslocar, o idoso começou a se mexer e as equipes o encaminharam ao hospital de referência. A secretaria informa ainda que está apurando internamente o prontuário médico do paciente para entender o ocorrido.