Dois irmãos descobriram uma ‘fortuna’ entre os pertences do pai falecido em Araguaína, no norte do Tocantins. Trata-se de uma mala contendo cerca de 32 milhões de cruzados, moeda que circulou no Brasil entre 1986 e 1989.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“Ele faleceu, e a gente não mexia em nada. Até que encontramos uma mala cheia de dinheiro,” relata Waloar Pereira Magalhães, técnico de manutenção.
Apesar da quantia impressionante, o dinheiro não possui valor financeiro atual, pois o Cruzado foi substituído por moedas como o Cruzado Novo, Cruzeiro e, finalmente, o Real. Segundo especialistas, essas cédulas e moedas podem atrair colecionadores, mas seu valor deve ser baixo devido ao estado de conservação e à produção massiva da moeda na época.
- Quarto suspeito de sequestrar, matar e enterrar corpo de pecuarista em cova rasa é preso
- Dois são mortos em troca de tiros com a PM durante operação em fábrica de cigarros clandestina
Apesar disso, Waloar e seus irmãos ainda esperam vender as cédulas de cruzados ou trocá-las por reais. “Se Deus ajudar e tiver um jeito de trocar, poderíamos começar uma nova vida,” diz Waloar.
Padilha também sugere que a coleção poderia ser doada a instituições educacionais ou culturais: “Essa coleção pode ser usada em escolas e museus para ensinar a história monetária do Brasil às novas gerações,” conclui.
*Com informações do G1