>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Após quatro dias, o incêndio florestal na Serra das Traíras foi controlado nesta sexta-feira (20), segundo informou o Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, a força-tarefa criada para combater as chamas, vinha trabalhando no local desde o início da semana. Havia centenas de focos espalhados na região. Como a área é de difícil acesso o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) atuou lançando cerca de 25 mil litros de água sobre as chamas.
A Defesa Civil Estadual chegou a confirmar por meio de imagens de satélite, a existência de 380 focos na Serra, na segunda-feira (16). A força-tarefa que trabalhou na queimada contou com homens do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Municipal, além do próprio Ciopaer.
Nesta sexta-feira (28) há registro de 28 focos isolados que não geram perigo. De acordo com os bombeiros, com a situação sob controle a Defesa Civil reassume a operação com os brigadistas municipais para monitorarem a área.
A Serra das Traíras é o ponto mais alto do Tocantins, com 1.340 metros de altitude. A área fica no município de Paranã, sul do Tocantins e divisa com o Goiás.
O período de estiagem deste ano tem sido de muitos focos de queimadas no estado. Nesta sexta-feira, por exemplo, um incêndio de grandes proporções ocorre em uma fazenda em Alvorada. Vídeos feitos no local mostram uma grande nuvem de fumaça e fogo atravessando uma rodovia e atingido a vegetação.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que até esta sexta-feira (20) o estado registrou 5.667 mil focos de incêndio. O número é 24% maior em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, quando tinham sido 4.560 registros até esta mesma data.