Incêndio na serra mais alta do Tocantins é controlado após uma semana de combate

Bombeiros informaram que no início da semana existiam cerca de 380 focos de fogo na região da Serra da Traíra, no sudeste do estado.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Após quatro dias, o incêndio florestal na Serra das Traíras foi controlado nesta sexta-feira (20), segundo informou o Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, a força-tarefa criada para combater as chamas, vinha trabalhando no local desde o início da semana. Havia centenas de focos espalhados na região. Como a área é de difícil acesso o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) atuou lançando cerca de 25 mil litros de água sobre as chamas.

A Defesa Civil Estadual chegou a confirmar por meio de imagens de satélite, a existência de 380 focos na Serra, na segunda-feira (16). A força-tarefa que trabalhou na queimada contou com homens do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Municipal, além do próprio Ciopaer.

Nesta sexta-feira (28) há registro de 28 focos isolados que não geram perigo. De acordo com os bombeiros, com a situação sob controle a Defesa Civil reassume a operação com os brigadistas municipais para monitorarem a área.

incendi na serra2
Foto: Divulgação/Bombeiros

A Serra das Traíras é o ponto mais alto do Tocantins, com 1.340 metros de altitude. A área fica no município de Paranã, sul do Tocantins e divisa com o Goiás.

O período de estiagem deste ano tem sido de muitos focos de queimadas no estado. Nesta sexta-feira, por exemplo, um incêndio de grandes proporções ocorre em uma fazenda em Alvorada. Vídeos feitos no local mostram uma grande nuvem de fumaça e fogo atravessando uma rodovia e atingido a vegetação.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que até esta sexta-feira (20) o estado registrou 5.667 mil focos de incêndio. O número é 24% maior em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, quando tinham sido 4.560 registros até esta mesma data.