Parte de igreja do século XVIII cai após dias de chuvas intensas em Chapada da Natividade

Prédio é tombado pelo município, mas há muitos anos não recebe manutenção. Responsável pela paróquia local disse que a cidade está perdendo parte da sua história.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Parte da igreja Nossa Senhora de Santana desmoronou nesta quarta-feira (29) na Chapada da Natividade, no sudeste do Tocantins, após vários dias de chuvas na região. O prédio histórico foi construído no século XVIII após os primeiros povoados surgirem na região. 

Nos últimos dias a chuva tem sido constante em todas as regiões do estado .

A conservação da igreja era uma preocupação dos moradores, pois há alguns meses uma parte do prédio havia caído. Apesar de a igreja ser tombada como patrimônio histórico do município, o prefeito Elio Dionízio (PTB) alega que faltam recursos para conservação do prédio.

“A gente estava brigando para fazer uma parceria com o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, empresas e o governo do estado para ver se fazer alguma coisa. Tivemos uma reunião há dez dias, mas está chovendo muito e nesta noite caiu mais um pedaço. Já tinha caído uma parte e agora caiu mais uma “, disse o gestor.

A igreja fica no fim de uma das avenidas principais da cidade e não era utilizada para celebrações desde 2004. O padre Marcos Rabelo Campos, responsável pela paróquia local comentou que a comunidade está perdendo parte da sua história.

“O município alega que não tem verbas. Os representantes do governo e do Iphan aparecem aqui e falaram de fazer um escoramento, mas estava naquela situação de dormir e não amanhecer com ela em pé. Foi justamente o que aconteceu com as chuvas que estão bastante fortes ”, comenta o pároco.

Imagem da igreja antes do desmoronamento

Padre Marcos disse ainda que foi uma grande perda para a comunidade local porque a Chapada da Natividade tem seu berço cultural católico nesta igreja. “Perdemos o templo que sempre foi referência. A comunidade perde um pedaço da sua história. Daqui a pouco vão falar da igreja e os mais novos não vão saber como era o formato “, comentou.

O Arraial de Chapada surgiu na terceira década do século XVIII, com a descoberta do ouro na região. Garimpeiros, comerciantes, senhores, escravos africanos e outros grupos chegavam e partiam conforme o surgimento e esvaziamento dos veios de ouro.

O nome do município existe pelo menos desde 1780, com a instalação do posto de contagem da Chapada da Natividade e continuou sendo adotado pelos quilombolas que acreditavam na qualidade da terra plana para o plantio da lavoura.

*Com informações do G1