Idosa de 103 anos tem pé amputado por enfermeira em casa e sem anestesia

Caso aconteceu no Distrito Federal. Vítima tinha ferida que aumentou a ponto de ter indicação médica para amputar pé. Conselho Regional de Enfermagem do DF alerta que enfermeiros não fazem amputações.

Uma idosa de 103 anos teve o pé amputado por uma enfermeira em casa, no Distrito Federal. O caso, registrado na Polícia Civil na segunda-feira (27), está sendo investigado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra Idosos e Pessoas com Deficiência (Decrin).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), a amputação foi realizada com um bisturi inadequado, em ambiente domiciliar e sem anestesia. O órgão enfatizou que enfermeiros não têm autorização para realizar esse tipo de procedimento, apenas para auxiliar na reabilitação de amputados.

A idosa, acompanhada por uma equipe médica desde 2023, tinha um ferimento no pé com indicação para amputação. No entanto, devido à idade avançada, a família optou por cuidados paliativos, aguardando uma possível amputação natural.

Após o procedimento, a idosa precisou passar por uma cirurgia e está internada na UTI. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso, que segue sob sigilo.