IBGE: Prazo de inscrição para concurso do Censo 2022 é prorrogado

Inscrições agora podem ser feitas até o dia 21 de janeiro.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

As inscrições do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022, que encerrariam nesta quarta-feira (29), foram prorrogadas até 21 de janeiro de 2022. São 206.891 vagas temporárias para todo o país. Para se inscrever, é preciso acessar o site da organizadora do concurso.ebcebc

Para o Tocantins são 1.612 oportunidades. As provas serão realizadas em março de 2022. Os salários variam conforme a função, mas podem chegar a R $ 2.100.

De acordo com Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a decisão de prorrogar o prazo foi tomada devido ao processo ter sido aberto em período de férias e festas de fim de ano, quando a população costuma viajar.

“Os alunos das universidades são parte do público que se interessa pelo trabalho de recenseador, e eles estão de férias neste momento. Além disso, muita gente está empregada com contratos temporários que expiram agora no final de dezembro, e vai começar a buscar novas oportunidades.”

As provas, que seriam aplicadas em 27 de março, foram adiadas para 10 de abril de 2022.

Estão sendo oferecidas 183.021 vagas para recenseadores, com remuneração variável e horário de trabalho flexível; 18.420 para agente censitário supervisor, com salário de R$ 1.700; e 5.450 para agente censitário municipal, com salário de R$ 2.100. Os agentes censitários têm carga de trabalho de 40 horas semanais.

O recenseamento do país, que ocorre a cada dez anos, d everia ter ocorrido em 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19. A destinação de uma verba de valor menor que o pedido pelo IBGE também provocou o adiamento do processo, que seria realizado neste ano.

Os candidatos que se inscreveram para o processo seletivo para o senso 2021 , cancelado em outubro, podem pedir o reembolso no portal do IBGE . A devolução das taxas começou no dia 3 de dezembro.

Segundo o instituto, o total será restituído em até 40 dias após a solicitação. A mesma orientação vale também para ressarcimento aos inscritos no processo seletivo simplificado do Censo 2020. O depósito só será realizado em conta corrente no nome e no CPF do candidato.

*Com informações da Agência Brasil