Mais de 2 mil quilos de agrotóxicos vencidos foram apreendidos pelo superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Tocantins. Órgão também constatou a aplicação aérea ilegal dos produtos em 1,1 mil hectares de lavoura.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A fiscalização ocorreu durante a Operação Ceres em Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. A ação foi realizada nesta última semana e contou com a participação de servidores do Ibama e do Ministério Público Estadual (MPE).
As equipes fiscalizaram diversas propriedades rurais da região. Eles encontraram produtos vencidos e contrariando as normas de segurança.
Durante a ação, os fiscais verificaram que aplicações irregulares estavam sendo feitas com um avião. De acordo com o Ibama, os produtos utilizados continham ingrediente do ativo Paraquat, que é altamente perigoso para os humanos e persistente no meio ambiente.
O órgão aplicou cinco notificações e cinco autos de infração, além de orientar os produtores rurais sobre o uso e o acondicionamento regular dos agrotóxicos.