>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O Hospital Regional de Porto Nacional realizou nesta segunda-feira (19),uma roda de conversa com os acompanhantes e pacientes, com a finalidade de sensibilizá-los para a prevenção da lesão por pressão. A ação busca melhorar a qualidade e a segurança da assistência prestada.
O evento foi alusivo ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, celebrado em todo dia 20 de novembro. A lesão é uma ferida na pele causada pela interrupção da circulação sanguínea em um determinado local do corpo próximo de uma região óssea, aliado a uma pressão continua nesta mesma região.
Para a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da unidade hospitalar, Arione Alves do Reis, “a lesão por pressão é um problema de saúde publica que pode ser evitado com medidas simples”. Segundo ela, “os pacientes acometidos sofrem alterações clínicas e danos funcionais, aumento da dor e risco de infecções graves que também estão associadas à internação prolongada e morbidade”, destacou.
Durante o evento, que ocorreu no auditório do hospital, foram disponibilizados frascos com AGE para hidratação de pele, apresentação de maquetes com as categorias das lesões e os locais mais acometidos pelas feridas, e orientações de como evitar estas lesões.
A roda de conversa foi realizada em parceria com o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/PORTO).
Foto: Divulgação