Um homem de 35 anos, identificado como Iranilton da Silva Santos, morreu após ser baleado por policiais militares nesta segunda-feira (15), no setor Lago Azul IV, em Araguaína, no norte do estado. De acordo com a Polícia Militar, ele estava em surto psicótico e havia ameaçado vizinhos e militares. A Polícia Civil está investigando o caso.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
- PMs tinham armas não letais disponíveis em abordagem que matou a tiros homem em surto psicótico
- Após homem ser morto por PMs durante surto psicótico, comandante-geral diz que elabora curso para qualificar tropa
Nas imagens, o homem é visto batendo em um poste com um facão. Seis policiais se aproximam dele, e em seguida, ele se dirige a um dos policiais militares, momento em que os disparos são efetuados.
Assista o vídeo:
A PM afirmou que os policiais ordenaram que o homem soltasse o facão e se entregasse. Durante a aproximação, ele teria se levantado e xingado a equipe. A polícia afirmou que, devido ao “risco iminente à integridade física dos policiais”, a equipe precisou intervir com disparos de arma de fogo.
Segundo o relatório policial, quando os policiais chegaram ao local, a esposa e o filho da vítima estavam com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A Prefeitura de Araguaína informou que os profissionais foram chamados por volta das 11h30 para atender um paciente psiquiátrico em surto psicótico.
- Homem é preso por estupro após vitima acordar durante o abuso e se defender com golpes de facão
- Motorista de caminhonete fica preso às ferragens após colidir com caminhão na BR-153
Os familiares relataram que o homem estava com um facão e havia danificado um padrão de energia e quebrado móveis em casa. Durante o surto, os vizinhos fugiram de suas residências.
Testemunhas informaram aos policiais que, no domingo (14), o homem dizia que “queria beber sangue”, que iria treinar os cachorros do vizinho para “comer gente” e que cortaria o pescoço de um parente.
Segundo a PM, antes dos disparos, o homem foi até a casa de um vizinho e soltou os cachorros da raça pitbull, que avançaram em direção à equipe. Um policial ficou ferido durante a ação.
O óbito foi confirmado pela equipe do Samu no local. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames necroscópicos.
O caso foi registrado na 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil e será investigado pela 2ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Araguaína.