>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A Justiça do Tocantins condenou um homem mais de 23 anos de prisão por matar o próprio tio com golpes de machado. O crime aconteceu na zona rural de Conceição do Tocantins em janeiro de 2020 e teria sido motivado por uma partilha de bens. A vítima é Francisco Santana de Moura, que tinha 62 anos quando foi morto.
O julgamento aconteceu nesta quarta-feira (27) no Fórum de Arraias. O Tribunal do Júri Joaquim Raimundo de Moura Filho culpado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Ele ainda pode recorrer da sentença, mas continuará preso.
O assassinato foi registrado na zona rural de Conceição do Tocantins, no sudeste do estado. Conforme consta nos autos, o crime foi praticado mediante emboscada, pois o réu aproveitou o momento em que o tio parou em uma estrada para abrir um colchete para iniciar o ataque.
Francisco Santana foi morto com golpes de machado que atingiram várias partes do corpo, incluindo o crânio e o tórax. A morte teria sido motivada por rancor entre os envolvidos, relacionado a uma herança e partilha de bens. Depois do assassinato o corpo ainda foi escondido no meio do mato.
Joaquim Raimundo de Moura Filho foi condenado por homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou defesa da vítima. Também foi culpado por ocultação de cadáver e teve a pena aumentada porque o tio era idoso.
O tempo total da pena foi fixado em 23 anos e quatro meses de prisão em regime fechado. Atualmente o réu está preso na Cadeia Pública de Arraias.