A partir de segunda-feira (18), produtores rurais poderão emitir a Guia de Trânsito Animal pela internet. O Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato) estará disponível para os mais de 56 mil produtores rurais ativos na exploração pecuária no estado.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Para emitir Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA), os interessados precisam fazer o cadastro no escritório Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) , munidos da documentação pessoal, assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para terem login e senha.
Depois, basta acessar o site www.adapec.to.gov.br e clicar na aba “Produtor online”.
Em 2018 foram emitidas 317.069 GTAs nas unidades Adapec em todo o Estado. “Só de evitar o deslocamento da fazenda até um escritório para emitir o documento é uma grande vitória, hoje temos acesso à internet em todo o lugar e isso facilitará muito pra quem mora distante das cidades”, avalia o produtor rural, Stênio Marques, da Fazenda Bela Vista, localizada no município de Santa Tereza.
De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, foi criado um módulo para expandir os serviços no sistema com o intuito de desburocratizar e facilitar as atividades dos produtores rurais.
A Agência informa que a princípio a emissão será permitida para bovinos. Se a finalidade for para abate em frigorífico com Selo de Inspeção Federal (SIF), o sistema disponibilizará o modelo B, com isso, será preciso ir até a Adapec para carimbar e assinar a guia. Em todos esses casos, é necessário que o usuário mantenha um saldo pré-pago para gerar o documento.
Acesso
O acesso será permitido ao produtor rural e possuidores de estabelecimentos rurais. A Adapec ressalta aos mais de seis mil usuários que usavam o sistema, para verificar a ficha de movimentação do rebanho, precisarão se recadastrar para obter novo login e senha e ampliar os serviços.
PGA
O Sidato é integrado a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), uma ferramenta informatizada, de integração de sistemas com a formação de uma Base de Dados Única (BDU) nacional, de utilização pública.
O BDU contem as informações que existem nos 27 Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária do país e da base de dados corporativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).