>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Uma empresa de produção de aves e ovos está finalizando as instalações no município de Fátima, região central do Tocantins. A empresa terá capacidade inicial de alojar 85 mil aves e produzir 80 mil ovos por dia. Conforme o proprietário, Cleide Humberto de Oliveira “A expectativa é dobrar a produção anualmente até 500 mil aves utilizando a nossa estrutura civil que já está pronta e processar ovos líquidos pasteurizados. Inicialmente já fornecemos 25 empregos diretos e indiretos”.
A granja fará classificação de ovos e terá embalagem automática, seguindo as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O estabelecimento conta com oito galpões, destes, quatro tem a capacidade de alojar 70 mil aves cada e o restante têm a capacidade para 55 mil aves cada. Além disso, logística de distribuição própria. “Os equipamentos são de última geração, sendo 60% importados da Alemanha. Os galpões são 100% climatizados e totalmente automatizados tanto na coleta de ovos, distribuição de ração, quanto na coleta de esterco das aves”, complementou o empresário.
O empreendimento também contará com uma fábrica própria de ração, com previsão de ser inaugurada no dia 15 de novembro, diminuindo custos. Já, as aves pitainhas, destinadas a produção de ovos, serão alojadas no dia 30 de novembro, onde será iniciada a produção destinada à primeira quinzena de abril de 2019.
A empresa após cadastramento no Programa Estadual de Sanidade Avícola será inscrita no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Com isso poderá solicitar a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), para ter equivalência federal podendo comercializar os produtos em todo o território nacional.