Governo do Tocantins cancela ‘transferência’ da capital para Miracema

Motivo do cancelamento, segundo o governo, é a pandemia de Covid-19. O título de capital é transferido anualmente por um dia para o município que foi sede temporária dos três poderes durante a criação do Tocantins.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O governo do estado informou que não vai realizar a tradicional ‘transferência’ da capital para Miracema do Tocantins em 2020. A cidade recebe o título de capital por um dia anualmente, como forma de homenagear o período em que o município foi a sede temporária dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário durante a criação do Tocantins.

Segundo a gestão, o motivo do cancelamento é a pandemia de Covid-19. “Estamos passando por um momento de cautela e há um decreto estadual que proíbe a realização de eventos tanto na esfera pública quanto privada a fim de evitar a aglomeração de pessoas”, lembrou o governador Mauro Carlesse (DEM), em mensagem sobre o assunto para o presidente da Assembleia Legislativa.

“Miracema é uma cidade muito importante para o Tocantins e merece ser sempre lembrada como nossa capital. Esperamos que no ano que vem, com a chegada da vacina, tenhamos a oportunidade de voltar a estar presente nesta tão importante solenidade”, disse o governador.

A transferência é realizada sempre no dia 7 de dezembro, para recordar a data em que a cidade foi anunciada como capital temporária pelo então presidente da República, José Sarney.

A cidade foi capital do estado por cerca de dois anos, até a inauguração de Palmas.

*Por G1