Garoto de 13 anos salva a vida da irmã engasgada com técnica que aprendeu no programa Bombeiro Mirim

Caso aconteceu em Araguatins, no norte do Tocantins. Ao perceber asfixia, adolescente executou a manobra de Heimlich, fazendo a compressão abdominal.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um garoto de apenas 13 anos conseguiu salvar a vida da irmã mais nova e evitar uma tragédia em Araguatins, região do Bico do Papagaio, no norte do estado, nesta terça-feira (16). A menina se engasgou enquanto comia ovo cozido com arroz. O adolescente percebeu que a irmã estava em perigo e usou uma técnica que aprendeu no Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a mãe de Wallyson Teles dos Santos pediu que o filho desse comida para a irmã, enquanto ela realizava um atendimento no salão de beleza.

O garoto preparou ovo cozido com arroz e colocou o prato no sofá. Ele saiu do cômodo por um momento e quando retornou, encontrou a irmã com os olhos vermelhos, arregalados e com as mãos na garganta, um sinal de engasgo.

O menino relatou aos Bombeiros que se ajoelhou e executou a manobra de Heimlich. Nesta técnica, utiliza-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o alimento seja expulso dos pulmões.

Com a técnica, a menina expeliu o pedaço de ovo cozido e voltou a respirar. Segundo os Bombeiros, o menino é aluno do programa e aprendeu a manobra nas aulas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) sobre obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho (OVACE).

Por G1