Gado fica preso em alagamento no rio do Tocantins, no Bico do Papagaio; Vídeo

Caso aconteceu em assentamento na zona rural de Esperantina que sofre com a cheia no rio. Imagens mostram que moradores precisaram arrastar animais da inundação em barcos.

Compartilhe:

Moradores da zona rural de Esperantina, no Bico do Papagaio, ao norte do Tocantins, temem perder os animais que criam para sobreviver por causa das enchentes que atingem todo o extremo-norte do estado. Vídeos feitos pelos ribeirinhos mostram o gado cercado pela água, sem conseguir fugir e tendo que ser “arrastado” nas laterais de barcos pelos moradores.

As imagens são de assentamentos próximos ao rio Tocantins. A situação é critica nas comunidades de Lago Preto, Embaúba e Boa Esperança. Todas as famílias que moram por lá tiveram que deixar as casas, com água já na janela e se refugiar com parentes na cidade.

Assista o vídeo:

O balanço mais recente da Defesa Civil indica que “não há informação precisa” sobre o número de desabrigados e desalojados em Esperantina. A cidade é cheia de povoados remotos e de difícil comunicação, o que dificulta o resgate.

Segundo os moradores, pelo menos 300 cabeças de gado foram retiradas de fazendas e colocadas em áreas um pouco mais elevadas. Os proprietários não sabem se isso será suficiente, já que o território no local é plano e continua chovendo forte. As estradas rurais estão com trechos de até 8 km debaixo d’água e os bois não conseguiriam nadar essa distância toda.

Foto: Reprodução

O drama em Esperantina reflete o que já é observado há dias em outras cidades da região. Praia Norte e São Miguel estão casas embaixo da água e moradores usando barcos como caminhões de mudança para salvar o que podem.

Na noite desta quarta-feira (5) o Governo do Tocantins decretou situação de emergência por causa das enchentes. A medida determina a mobilização de todas as secretaria para socorrer as vítimas e autoriza a contratação emergencial de produtos e serviços sem licitação.

*Por G1